domingo, 17 de julho de 2011

Participação da sociedade civil na Conferência Municipal de Saúde de Rio Branco

 Com  participação ativa da sociedade civil, a Conferência municipal de Saúde de Rio Branco aconteceu nos dias 12, 13 e 14 de julho no teatro Plácido de Castro, com cerca de setecentas pessoas presentes na abertura dos trabalhos, público que se repetiu nos três dias de palestras e debates.  Entre as autoridades presentes na abertura,  estavam o Governador do Estado Tião Viana, o Prefeito de Rio Branco Raimundo Angelim, Deputado Estadual Eduardo Farias, vereador Juraci nogueira, Secretário Municipal de Saúde Osvaldo Leal e a Presidente do Conselho Municipal de Saúde Elizama de Lima.

 
Antes da  palestra inicial  dada pelo Governador Tião Viana que abordou o tema SUS, o hino acreano foi interpretado de uma forma magnífica por Iana Sarquis acompanhada pelo músico Hermógenes Pereira.  Antes,  todos puderam prestigiar a atração cultural com o músico Thiago Carvalho que mostrou todo  seu repertório de MPB  para o público presente.     também se apresentou  o grupo de teatro formado por servidores da SEMSA interpretando a vida de  uma família usuária do SUS.


A conferência é uma instância de controle social  organizada pelo Conselho Municipal de Saúde  e Secretaria Municipal de Saúde e tem como principal articulador o Secretário Municipal de Saúde Osvaldo Leal que  desde as pré conferências realizadas em sete seguimentos de saúde, no período que antecedeu a etapa municipal,  tem se esforçado para oportunizar momentos de debates onde a participação popular tem sido fundamental e conseguiu mobilizar vários parceiros para oferecer atendimentos de saúde e informações  nas feiras de saúde que ocorreram nos mesmos dias das pré conferências.

Durante a conferência ocorreram discussões em grupos de trabalho    que trataram de eixos temáticos como: Assistência à Saúde, Ouvidoria, Financiamento, intersetoriedade e outros. De cada grupo saíram  propostas de âmbito municipal, estadual e até nacional para serem lidas e aprovadas na plenária final, propostas essas que eram debatidas exaustivamente,  demonstrando a responsabilidade, preocupação e respeito com o Sistema único  de Saúde  por parte dos delegados e coordenaçãodo evento.


Ao final foram escolhidos 120 delegados para participarem da etapa estadual, onde a escolha se deu de forma consensual e foram divididos de forma paritária com 60 delegados dos usuários, 30 trabalhadores da saúde e 30 delegados da gestão. A ADEVI  foi representada na conferência por 3 membros que foram os senhores Francisco Heliton (coordenador da ADEVI), Elimar Silva (tesoureiro) e Hisaac de Oliveira (secretário) que partciparam ativamente dos debates nos grupos e plenárias fazendo valer a representatividade das pessoas com deficiência visual, sendo escolhido o Sr. Heliton Nascimento como delegado para a etapa estadual que será no mês de outubro, além dos demais delegados das entidades da CADES, organização que foi parceira desde as pré conferências mobilizando suas entidades e fazendo atendimento em saúde e divulgando seus trabalhos. .